Encerramento do Projeto PISA - Produção Integrada em Sistemas Agropecuários - APL Leite

  • Encerramento do Projeto PISA - Produção Integrada em Sistemas Agropecuários - APL Leite

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 03/11/2023 às 16:05   |   Imprimir

No dia 26 de Outubro, o município de Doutor Maurício Cardoso sediou o encerramento do Projeto PISA - Produção Integrada em Sistemas Agropecuários - APL Leite, Fronteira Noroeste, marcando um importante marco para a região.

O evento contou com a presença de representantes dos municípios, incluindo Doutor Maurício Cardoso, Boa Vista do Buricá, Cândido Godoy, Alecrim e Santo Cristo.

A programação
iniciou às 9h com um acolhedor café colonial, seguido por palestra inspiradora ministrada por Herton de Lima Coordenador de Formação Profissional Rural do Senar-RS que falou sobre "Juntos Profissionalizando para Transformar."

Em um segundo momento, os depoimentos de produtores e seus respectivos técnicos deram um contexto prático à iniciativa.
Logo após o Sr. Paulo de Faccio Carvalho, professor da UFRGS e diretor da Aliança Sipa, falou sobre a relevância do Programa PISA. Também estiveram presentes no evento o Sr. Marcelino Colla - Consultor setorial Juntos para competir, Diego Coimbra - Supervisor Senar e a Gestora de Projetos do Agronegócio do Sebrae, Fabiane Niedermeyer.

O Programa teve início em 2018 no município, graças a uma colaboração entre a administração local e os agricultores, que contratavam serviços técnicos especializados.

Em 2019, o município se uniu ao Projeto Coletivo Agronegócio, uma parceria com o SEBRAE, SENAR e FARSUL.

O projeto "Ação Integrada em Agronegócios - Juntos para Competir"

representou um esforço conjunto para aprimorar os sistemas de produção, aumentar a produtividade e lucratividade dos produtores e otimizar o uso do solo. Durante 5 anos, os técnicos do programa realizavam visitas às propriedades, analisando minuciosamente o contexto produtivo e buscando alternativas e soluções para otimizar o sistema de produção.

Concluíram o Projeto 22 famílias produtoras de leite, que no encerramento do evento receberam o certificado de conclusão.

A Administração Pública Municipal reconhece todo o trabalho realizado pelos técnicos que acompanharam as famílias durante o período de 5 anos e parabeniza todos os produtores que realizaram a formação e aperfeiçoamento.