Programação Outubro Rosa em Doutor Maurício Cardoso

  • Mês de alerta e prevenção contra o câncer de mama e colo de útero

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 10/10/2017 às 17:24   |   Imprimir

                  O mês de outubro é dedicado à saúde da mulher. A Administração Pública Municipal através da Unidade Básica de Saúde está realizando durante este mês, inúmeras atividades que farão parte da programação da Campanha Outubro Rosa. A Campanha tem o objetivo de sensibilizar e alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

                  Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo. Acima dos 35 anos de idade, a incidência deste tipo de câncer aumenta, especialmente após os 50. A recomendação do Inca no Brasil é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.

                 As Equipes de Estratégia da Saúde da Família 1 e 2 estão realizando agendamento para a coleta do preventivo e palpação de mama. No EFS 1 o horário de agendamento é das 07h30min às 12h00min e das 13h30min às 17h00min e no ESF 02 o horário é das 13h30min às 19h00min.

                 No dia 17, terá coleta de preventivo em Vila Pranchada a partir das 14h00min para as mulheres residentes na Ilhas do Chafariz, Enseadas, Correntino e Esquina Andrades. As mulheres residentes nestas comunidades devem fazer o agendamento com as Agentes Comunitárias de Saúde. Neste dia haverá transporte até Vila Pranchada. No dia 19, a partir das 14h00min a coleta de preventivo será em Vila Pranchada para as mulheres residentes em Vila Pranchada.

                 Para encerrar as programações da Campanha, no dia 24 acontecerá uma importante palestra para todas as mulheres do Município com a equipe do IMAMA de Três de Maio, junto ao Centro de Convivência da Terceira Idade às 13h30min.