Boletim Informativo Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Doutor Mauricio Cardoso, por meio da Vigilância Epidemiológica, alerta a população sobre a importância de redobrar a prevenção nesse período de verão, para que sejam evitadas contaminações do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

De maneira permanente, a Vigilância Epidemiológica realiza ações educativas e de prevenção à Dengue, através dos Agentes de Controle de Vetores e Agentes Comunitários de Saúde, com visitas domiciliares/residências, comércios, canteiros de obras, escolas, dentre outros, para orientação, fiscalização e eliminação de possíveis criadouros do mosquito.

“A participação da população nas ações de prevenção e combate ao Aedes Aegypti é fundamental. O combate ao mosquito deve ser realizado durante todo o ano, no entanto, agora com o verão e pancadas de chuvas, a atenção deve ser redobrada, pois qualquer recipiente, por menor que seja, pode acumular água, e se tornar um local de proliferação do mosquito. As pessoas devem verificar seus quintais pelo menos uma vez por semana, o que é suficiente para quebrar o ciclo de proliferação do Aedes”.

A população deve ficar atenta a quaisquer possíveis criadouros em casa, no trabalho e demais locais frequentados. Os cuidados são simples e de conhecimento de todos: Manter a limpeza de calhas, lajes, bebedouros de animais e pratos para vasos de plantas. Manter limpos e tratados ralos internos e externos e piscinas e manter em locais cobertos; pneus, garrafas, brinquedos e latas.

Além de todos esses cuidados, ressalta que nesta época de verão e pancadas de chuva o mato cresce rápido, e é imperativo que os munícipes mantenham os quintais, bem como terrenos vazios, limpos e livres de criadouros. Lembrando que a responsabilidade da limpeza é do proprietário.