Programas

  • Publicado em: 03/09/2019 às 00:00   |   Imprimir

PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

Três Equipes de Saúde da Família, abrangendo 100% da população da área urbana e rural, atendendo uma população de aproximadamente 5.313 habitantes.
Três equipes estão localizadas junto à estrutura física da Unidade Básica de Saúde realizando os seguintes atendimentos: consulta médica e de enfermagem, atendimentos odontológicos, procedimentos de enfermagem, procedimentos de baixa complexidade, atividades preventivas voltadas a grupos específicos como hipertensos e diabéticos, saúde da criança, saúde da mulher, saúde do homem, Saúde Mental, visitas domiciliares, entre outros.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, em horário integral com adesão ao Programa Saúde na Hora, das 07 h às 19 Horas, também aos sábados das 07 às 19 Horas, e Domingos das 08 às 12 Horas.

Além das três equipes de ESF temos em atividade também uma equipe volante composta por enfermeiro e técnico de enfermagem onde os mesmos cumprem uma rotina de visitas aos usuários cadastrados que necessitam de acompanhamento como curativos, medição de pressão, aplicação de medicamentos, pós cirurgiados, verificando a necessidade da visita domiciliar do médico da Unidade, evitando que estas pessoas se desloquem até os ESF, oferecendo mais conforto e diminuição as filas junto a Unidade Básica de Saúde.

 

REDE BEM CUIDAR 

Trata-se de uma proposta de colaboração entre a gestão estadual e municipal, com uma equipe de Saúde cadastrada, objetivando o projeto incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de APS oferecidos à população, estimulando a construção de ambientes favoráveis à promoção do cuidado humanizado, Induzir a melhoria das práticas de saúde e o cuidado para o envelhecimento saudável, impactando na melhoria da qualidade de vida da população de todas as idades.

 

NASF – NÚCLEO DE APOIO AS EQUIPES DE ESF

Conta com Psicóloga, Nutricionista, Educadores Físicos e Farmacêutica que auxiliam as Equipes no planejamento das ações com atendimento a grupos e atendimentos individuais.

PROGRAMA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE - 12 ACS
São atribuições do ACS: visitas domiciliares desenvolvendo ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adstrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de grupos sociais ou coletividade, cadastramento de toda população, todas micro áreas com agente comunitário de saúde dando cobertura de 100% da população.

 

PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL

O programa, realiza ações de promoção e proteção à saúde como educação em saúde, higiene bucal supervisionada, aplicação tópica de flúor; ações de recuperação; ações de reabilitação; intervenções nos diversos ciclos da vida: primeira infância (0- 24 meses), saúde da criança (02 - 09 anos), saúde do adolescente (10 – 19 anos), saúde do adulto (20 - 59 anos) e saúde do idoso (acima de 60 anos); atenção à saúde bucal de pessoas com necessidades especiais; atenção à saúde bucal da gestante; atenção saúde bucal do diabético e hipertenso. Acompanhamento dos escolares, Confecção de próteses aos necessitados.

  • Programa Saúde na Escola (PSE): Município aderiu através da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação ao Programa de Saúde na Escola, desenvolvendo atividades educativas com todas as escolas do município.

 

SAÚDE DO HOMEM

O objetivo do programa é promover a melhoria das condições de saúde da população masculina no município, facilitando e ampliando o acesso da população masculina aos serviços de saúde. A iniciativa é uma resposta à observação de que os agravos do sexo masculino são um problema de saúde pública, como exemplo a Campanha Novembro Azul de conscientização e prevenção do Câncer de Próstata.

 

SAÚDE DA MULHER E GESTANTES

O programa de Atenção à Saúde da Mulher do Município objetiva a atenção global a saúde da mulher, em suas diferentes fases biológicas, desde exames de rotina na prevenção e acompanhamento de pré-natal conforme preconiza o Ministério da Saúde.
 

SAÚDE DA CRIANÇA

Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança implantado no município visa a vigilância do crescimento e desenvolvimento de crianças de 0 a 15 meses e de crianças até os 5 anos de idade, além do diagnóstico e tratamento das afecções mais prevalentes na infância.
Acompanha mensalmente nas ESF crianças menores de 1 ano e após trimestralmente conforme preconiza o Ministério da Saúde, contemplando exames laboratoriais quando necessário.

 

HIPERTENSÃO
O Programa de Hipertensão desenvolvido pelo município através das equipes de saúde da família, objetiva principalmente a diminuição das complicações cardiovasculares e a diminuição da mortalidade e aumento da expectativa de vida.
POPULAÇÃO ALVO: Hipertensos cadastrados nos grupos acompanhados pelas ESF.

DIABETES
O programa tem como objetivo a diminuição das complicações do diabetes.
Ações desenvolvidas: cadastramento no HIPERDIA, mapeamento da glicose, avaliação médica, acompanhamento da equipe através das visitas domiciliares, oferta de exames laboratoriais, entre outros.
POPULAÇÃO ALVO: diabéticos cadastrados.

SAÚDE MENTAL
Objetiva promover a saúde mental da população e prevenir as complicações dos transtornos mentais, proporcionando cobertura assistência aos indivíduos que manifestem alteração em seu equilíbrio, ou seja, algum sofrimento psíquico.
Atendimento em grupos organizados conforme avaliação individual.

PROGRAMA PARCEIROS DA SAÚDE
Tem como objetivo proporcionar, as pessoas cadastradas, nos grupos de Saúde da Família (ESF'S), e Grupos de Idosos da Comunidade Mauriciense um espaço, onde possam realizar atividades físicas, como forma de melhorar a Qualidade de Vida, sob orientação de profissionais de educação física capacitados para função.
 

VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Abrange as ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, devendo constituir espaço de articulação de conhecimentos e técnicas. Os componentes são: a vigilância e controle das doenças a vigilância das doenças e agravos não transmissíveis; a vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária.