Turismo

  • Publicado em: 07/11/2013 às 08:13   |   Imprimir

Diante do potencial turístico expressivo e do fato de o município estar situado as margens do rio Uruguai num total de 45 km de margem e possuir vários atrativos turísticos, o Poder Público Municipal tem realizado várias ações para potencializar alguns atrativos turísticos em nosso município, como por exemplo: a REMODELAÇÃO da PRAÇA MUNICIPAL AFFONSO ROHDE; também a reconstrução dos acessos aos dois balneários; ainda oferece serviços aos balneários como distribuição de água potável, recolhimento de lixo, manutenção da iluminação pública e sinalização. Doutor Maurício Cardoso, por seus atrativos naturais, eventos culturais e patrimônio histórico tem se destacado na região como Município com grande potencial turístico.
Para quem gosta de descansar junto a natureza, o município oferece o Balneário Londero e Balneário Ilhas do Chafariz. Ainda oferece outros atrativos com potencial turístico


BALNEÁRIO LONDERO

DATA DA INAUGURAÇÃO: ano de 1972
DISTÂNCIA DA SEDE: 14,20 Km
CASAS CONSTRUÍDAS: aproximadamente 150 casas

Com a criação de novos loteamentos, o balneário continua a crescer, a cada ano que se passa. Contando hoje com uma infra-estrutura completa, com banheiros públicos, telefone convencional, casas para alugar, com água encanada de poço artesiano, luz elétrica e parte das ruas com calçamento, bares, mini-mercado, área para acampar. Além de linha de ônibus.
Foram construídos ainda, um porto para banhistas e dois portos para pesca, com lugar adequado para barcos, sempre objetivando o bem estar dos veranistas.

Informações:
Fone: Otacilio Vicentini 99658885
Devanir Dotto 99847442
Marcelo Vicentini 96140131


BALNEÁRIO ILHAS DO CHAFARIZ
Clique aqui para acessar o site do Balneário Ilhas do Chafariz
DATA DA INAUGURAÇÃO: aproximadamente no ano de 1949
DISTÂNCIA DA SEDE: 22,60 km
CASAS CONSTRUÍDAS: aproximadamente 150 casas

São duas ilhas cercadas de pequenas ilhotas argentinas. Por volta de 1949, o lugar era frequentado por pescadores, que começaram explorar o lugar e há cerca de 62 anos atrás foram construídas as primeiras casas. Hoje além de casas para locação com água encanada com poço artesiano, luz elétrica e parte das ruas com calçamento, conta com banheiros públicos bares, mini-mercado, área para acampar. Além de linha de ônibus.

Informações:
Fone: Eno Preuss 96039413


PORTO SANTO ANTÔNIO

DATA DO INÍCIO DA TRAVESSIA: a partir de 1940
DISTÂNCIA DA SEDE: 05,10 km

É utilizado por brasileiros a argentinos na travessia do rio Uruguai para deslocar-se de um país para outro.
Após a pavimentação ficou mais fácil o acesso até os barcos, sendo possível também a prática da pesca, que atraem adultos e crianças.
Devido ao fluxo diário de pessoas, é possível contar com linha de ônibus uma vez por semana e de táxi, facilitando o deslocamento do Porto até a Sede e vice- versa, além disso, é possível usufruir de telefone convencional, mercado e lancheria, e água potável, graças ao poço artesiano lá perfurado.

MARCO DA COLONIZAÇÃO POLONESA

DATA DA IMIGRAÇÃO: de 1937 a 1939
MOTIVO: Agradecimento pela boa viagem

Os imigrantes construíram uma cruz logo após sua chegada em agradecimento à boa viagem que realizaram. A cruz foi benta em 1940.
Este era o local de encontro para as orações e no mês de maio, as famílias polonesas se encontravam todas as sextas-feiras para fazerem orações e agradecimentos.

SÍTIO ARQUEOLÓGICO

DATA DOS PRIMEIROS REGISTROS: março de 2000
EXTENSÃO: 400 m de comprimento e 80 m de largura
PEÇAS ENCONTRADAS: bolas de boleadeira, potes cerâmicos
DISTÂNCIA DA SEDE: 10,50 Km

Os primeiros registros de artefatos indígenas encontrados foram registrados em março de 2000. Foi feita uma pesquisa por um arqueólogo, que detectou que a área trata-se de um sítio arqueológico, com muito a ser explorado.