Biblioteca Pública

  • Publicado em: 01/04/2019 às 10:38   |   Imprimir

     A Biblioteca Pública Municipal Alfredo Fröemming, proporciona uma boa leitura e acesso às obras literárias dos mais diversos autores, estilos e livros informativos dos mais variados assuntos.

A Biblioteca Pública foi criada através da Lei Municipal de 171/91 de 05 de agosto de 1991 e inaugurada em 07 de dezembro de 2006.

O acervo da Biblioteca Pública Municipal conta com mais de 3.000 obras, incluindo Literatura Brasileira, Alemã, Italiana, Francesa, Espanhola e Norte-Americana. Livros sobre Religião, Economia, Política, Direito, Informática, Administração, Medicina, Culinária, Psicologia, Filosofia, Arte, Cultura, Música, Educação Física, Folclore, Ecologia, Educação, Contos, Teatro, Poesia, Biografias, Auto-ajuda, Revistas, Dicionários e ainda, livros de História, Geografia, Ciências, Português e Matemática para pesquisa escolar.

A Biblioteca conta com uma seção especial de literatura infantil com os mais variados livros, histórias e autores, também possui uma seção infantil em espanhol.

 

Para a retirada de livros, é necessário comparecer à Biblioteca Pública com Identidade, CPF, informar seu endereço completo e telefone para a confecção da carteirinha de leitor a qual não possui custo. Quem for menor de idade deverá vir acompanhado pelo seu pai/mãe ou responsável, o qual deverá trazer consigo o seu CPF. E se o menor não tiver CPF basta o do responsável.

A Biblioteca Pública Municipal Alfredo Fröemming funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 12h00min e das 13h30min às 17h00min.

 

 

Origem do Nome da Biblioteca Pública Municipal Alfredo Fröemming

A origem do nome da Biblioteca foi em homenagem ao Senhor Alfredo Fröemming. Este que nasceu no dia 04 de fevereiro de 1900, em Rio Pardinho, interior de Santa Cruz/RS. Era de origem alemã, filho de Frederico e Luísa Rick Fröemming.

Em 1914 cursou o ginásio em Santa Cruz do Sul, após estudou no colégio Mauá, onde formou-se "Guarda-Livro", hoje denominado "Contabilista".

Após sua formatura trabalhou na contabilidade em uma empresa do ramo arrozeiro, na cidade de São Jerônimo.

No ano de 1924 mudou-se para Ijuí e começou a trabalhar na Casa Comercial "Augusto Franke". No dia 02 de outubro do mesmo ano, casou-se com Florentina Schwantes. Da união de Alfredo e Florentina nasceram os filhos: Hildor em 12/10/1925; Omar em 17/01/1928; Ari em 01/10/1932 (falecido) e Adalberto em 09/12/1940.

Já em 1925 transferiu-se para Santo Ângelo e em 1928 mudou-se para Manchinha Buricá, atualmente Três de Maio.

Em 29 de junho de 1941 mudou-se para Esquina Guajuvira, sendo o primeiro comerciante da localidade, hoje município de Doutor Maurício Cardoso. Seguiu no ramo até 1949.

Mais tarde trabalhou como contabilista na Cooperativa Mista de Candeia Ltda, até se aposentar-se.

Alfredo Fröemming era o "informante" da localidade, pois lia muito e na época era o único que recebia os jornais "Correio do Povo" e "Correio Serrano" e transmitia as notícias a todos os amigos e vizinhos.

A leitura era o seu maior prazer. Sempre que tinha tempo disponível, lia para atualizar-se e saber dos acontecimentos do momento.

Foi o Sr. Alfredo que encaminhou a Igreja de Linha Gabriúva para Maurício Cardoso, a qual foi inaugurada no ano de 1951. Nos primeiros anos da Igreja e da Escola atuou quase sempre como tesoureiro.

Facilitou a vinda do Professor Otalísio Hartemink para Maurício Cardoso. Como tesoureiro da Escola, garantia os 200 mil réis mensais, caso não havia contribuição suficiente, ele contribuía com o restante.

Após aposentar-se viveu em Doutor Maurício até seus últimos dias, falecendo no dia 12 de julho de 1980 com a idade de 80 anos.

 

 

Contatos:

Fone: (55) 3534-1629

E-mail: biblioteca@pdrmcard.com.br

Endereço: Rua Bento Gonçalves 849 no 2º piso da Casa de Cultura.

 

 

Venha conhecer a Biblioteca Pública!!