2º Encontro de Integração Internacional para tratar da habilitação do Posto Fronteiriço

  • 2º Encontro de Integração Internacional para tratar da habilitação do Posto Fronteiriço

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 03/03/2022 às 16:28   |   Imprimir

No Dia 26 de fevereiro em Colônia Aurora, foi realizado o segundo encontro de integração internacional, com o objetivo de realizar diligências conjuntas para a habilitação do Posto Fronteiriço Santo Antônio, Município de Doutor Maurício Cardoso, Brasil, e Alicia Baixa, Município de Colônia Aurora, Missiones, Argentina. Estiveram presentes na ocasião uma comitiva da região, o Prefeito de Doutor Maurício Cardoso Sr. Marino José Pollo, o Presidente da Amufron e também prefeito de Horizontina Sr. Jones Jehn da Cunha, o Vice-presidente da Amufron e Prefeito do Município de Três de Maio Sr. Marcos Vinicius Benedetti Corso, o Prefeito de Tucunduva Sr. Jonas Fernando Hauschild, Presidente Câmara de Vereadores Sr. Lauri José Ely, Presidente do Comude Sr. Sandro Roni Schreiber, Presidente da Acips Sr.Valmir Pudell, Professor da Faculdade de Horizontina – FAHOR Sr. Jonas Diogo da Silva, o Engenheiro Sr. Delton Luis Brandalise, Empresario Luis Alberto Zingler, Representante a Rádio Guajuvira Sr. Solando Schlosser e a Diretora Municipal de Comunicação Social Katia Cristina Chaves Gunther, representando o lado brasileiro. Também estiveram presentes os Deputados Federais da Argentina Diego Sartori e o Hector Cacho Bárbaro; Deputada provincial Blanca Alvez, autoridades municipais de São Vicente a Vereadora Sra. Mônica Wust, e autoridades de Colonia Aurora Prefeito Carlos Goring, Presidente do H.C.D. Gilson Germansen, Vice-Presidente do H.C.D Luis Carlos de Lima, Vice-Presidente do H.C.D Ana Lucia Hauschild, vereadora Delia Rosa Kramer, Vereador Airton Zaguetti, contando ainda com a presença do Presidente da Cooperativa Panambi Sr. Nilson Brettin, Primeira Dama Elvani Goring e Secretário Administrativos do Município de Colônia Aurora.

O Professor da FAHOR Jonas Diogo da Silva apresentou o Estudo sobre o Contexto de Integração Internacional na Região de Fronteira, estudo esse realizado pela própria Faculdade atendendo solicitação do Município de Doutor Maurício Cardoso, que traz dados e estatísticas importantes para o desenvolvimento tanto no aspecto comercial, quanto turístico e cultural do município e região, caso for implementada a travessia internacional.

As autoridades de ambos os países que lá estiveram, demostraram interesses mútuos na implementação da travessia, ficando firmado que os dois lados buscarão apoio e unirão esforços para avançar na realização desse projeto.

A partir desse encontro, ações serão realizadas para superar ou atender a legislação tanto do lado Brasileiro quanto Argentino, o assunto a partir de agora será presente no dia a dia das ações administrativas. Com a finalidade de viabilizar mais esta oportunidade de integração e desenvolvimento regional.