19º Fórum Pela Vida

O Município de Doutor Maurício Cardoso receberá o 19º Fórum Pela Vida, no dia 13 se setembro de 2023, e na manhã dessa quarta-feira (26), Administração Pública Municipal de Doutor Maurício Cardoso reuniu-se no gabinete do prefeito com representantes da Emater para dialogar sobre a realização do Fórum, uma vez que o evento é uma promoção conjunta da Emater/RS-Ascar e da Administração Municipal.

O evento deve reunir mais de 1000 pessoas e contará com a participação de aproximadamente 20 municípios da região.

O evento é realizado na região de Santa Rosa, desde 2002, a partir do fomento de iniciativas de divulgação da fitoterapia e da homeopatia no Rio Grande do Sul. Com isso, uniu-se a tradição do trabalho com plantas medicinais realizado pela Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), através da Emater/RS-Ascar, com o interesse de diversas instituições em promover a saúde e o bem-estar da população.

Ao longo dos anos diversos temas foram agregados ao evento, buscando o resgate de saberes populares, qualificação do autocuidado, educação e promoção da saúde, preservação da agrobiodiversidade, a organização comunitária e social e a visibilidade da relação do uso de plantas bioativas com a saúde, a nutrição e o bem-estar

Com a participação de milhares de pessoas nas edições dos últimos anos, os resultados podem ser observados em diferentes pontos da região. Foram construídas mais de uma centena de hortos, canteiros e relógios do corpo humano com plantas medicinais, aromáticas e condimentares, além de outras iniciativas públicas de promoção da saúde da população.

 

O Fórum estava programado para ser realizado em 2021 em nosso município, mas devido a pandemia foi adiado.

 

Administração Pública Municipal convida toda a Comunidade para participar deste grande evento e a recepcionar/acolher como de costume os 21 municípios da nossa Região.