Consulta Popular 2023

Consulta Popular 2023

 

A votação da Consulta Popular 2023, ferramenta democrática e participativa que define as prioridades regionais que vão ser incorporadas ao Orçamento do Estado em 2024, tem início nesta segunda-feira (27/11). Cidadãos de todo o Rio Grande do Sul poderão votar nas ações que consideram essenciais para sua região ou município, até o dia 1º de dezembro. Este ano, o governo estadual investiu R$ 60 milhões na Consulta, valor distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES).

 

Para participar da votação, basta que o cidadão acesse o portal da Consulta Popular com o título de eleitor e escolha a ação que deseja ver implementada. Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo através do site do TSE.

 

No passo seguinte, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém entre cinco e dez ações, definidas a partir do Caderno de Demandas Elegíveis pelas assembleias regionais.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento, orienta a comunidade local para que vote na demanda:

3- Fortalecer e fomentar as cadeias produtivas, com aquisição de equipamentos, insumos agrícolas, conservação do solo e reservação de água.

Nas regiões em que o sinal de internet estiver inadequado, será habilitado um aplicativo off-line para a realização da votação. Pessoas autorizadas por cada COREDE receberão os votos pelo smartphone e, posteriormente, estes serão transferidos para o sistema geral de votação.

Consulta Popular

Instituída no Rio Grande do Sul em 1998, a Consulta Popular está consolidada como mecanismo participativo, pelo qual a população ajuda a definir onde parte do orçamento anual será investido.

Participe, o seu voto é muito importante para que o município recebe esse recurso, juntos trabalhamos por um município ainda melhor.