Doutor Maurício Cardoso é contemplado com dois grupos do Pisa

  • O projeto terá duração de 4 anos e proporcionará a 40 produtores de leite a receber consultoria na propriedade.

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 04/02/2019 às 10:39   |   Imprimir

                     Na manhã de terça-feira, dia 29 de janeiro, o município de Doutor Maurício Cardoso sediou um encontro com autoridades e produtores de leite, a fim de iniciar a organização de dois grupos do projeto Produção Integrada em Sistemas Agropecuários (Pisa), iniciativa do programa Juntos Para Competir.

                     A reunião com o prefeito, Marino Pollo, e com o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Vicente Girardi, realizada na Casa do Agricultor, contou com as explanações do consultor setorial do programa, Marcelino Colla; do supervisor regional do Senar-RS, Diego Coimbra; do gestor de projetos do Sebrae, Leandro Rittel; e do presidente do Sindicato Rural de Três de Maio, Moacir Trevisan.        

                    “O município já havia contado, anteriormente, com um trabalho do Sebrae, e tendo em vista os ótimos resultados e o interesse dos produtores em integrar este projeto na área leiteira, contemplamos o município com duas turmas do Pisa”, explicou Rittel. O gestor de projetos do Sebrae também esclareceu dados gerais do projeto e como ele funciona, além de trazer exemplos e relatos de experiências de produtores de municípios da região que participam do Pisa.

                   O secretário Girardi destacou que mobilizou produtores de leite do município. Prova disso foi a presença de em torno de 40 famílias, que trabalham na atividade leiteira, participando da reunião e demonstrando interesse em aderir ao Pisa.           

                    Diego, do Senar-RS, falou sobre a dinâmica do Pisa, que consiste em uma visita do técnico em cada propriedade participante a cada dois meses, além de um encontro, também bimestral, em uma das propriedades do grupo, na chamada Unidade de Difusão Tecnológica (UDT). “Ou seja, vocês precisarão dispensar dois turnos a cada dois meses para o projeto. É um tempo precioso de troca de experiências e de alinhamento, o que é fundamental para o andamento do projeto.” O Pisa tem duração de quatro anos.

                    Colla conversou com os produtores sobre os benefícios do projeto e destacou os avanços que a informação e conhecimento acerca da atividade proporcionam. “Estamos aqui para iniciar um trabalho para melhorar, cada vez mais, a atividade leiteira de cada família participante. Sabemos que quem integrar o Pisa irá se empenhar e se comprometer, fazendo jus ao investimento dispensado pelo projeto.”

                     O presidente do Sindicato Rural de Três de Maio enfatizou a parceria das entidades no Pisa e a importância do projeto para as famílias que trabalham com a produção leiteira. Além disso, reiterou a parceria do sindicato no projeto, já que a entidade é filiada ao Sistema Farsul.

                    Até o próximo dia 5 de fevereiro, os produtores mauricienses interessados em aderir ao Pisa devem comparecer na Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural para preencherem a ficha de inscrição. A previsão é de iniciar os dois grupos do projeto em fevereiro.

                   O que é o Pisa? O projeto Produção Integrada em Sistemas Agropecuários (Pisa), iniciativa do programa Juntos Para Competir, é composto pela Farsul, Senar e Sebrae, e já está em andamento nos municípios de Alegria, Independência, São José do Inhacorá, Nova Candelária, Tenente Portela e Vista Gaúcha.

                  Tem como objetivo principal a produção sustentável de leite a baixo custo, através de ferramentas como o planejamento forrageiro e o manejo adequado de pastagens nas alturas ideais de entrada e saída dos animais, visando a maior ingestão por hora de pastejo efetivo e a melhor qualidade da forragem ofertada, preservando área foliar para o rebrote mais rápido, e, ainda, preservando a cobertura e incrementando a matéria orgânica do solo.

                 O projeto também prevê a implementação de ferramentas de gestão, através de cursos e consultorias na propriedade, para que o produtor se aproprie dos números reais de sua propriedade e possa tomar decisões baseadas em fatos, dados e indicadores, ao invés de suposições.

 

Texto e fotos: Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999