Homenagem aos Ex-Combatentes

  • Homenagem aos Ex-Combatentes

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 06/05/2022 às 11:30   |   Imprimir

DOUTOR MAURÍCIO CARDOSO HOMENAGEOU NO DIA 05 DE MAIO DE 2022, OS EX-COMBATENTES DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA, CONFORME LEI MUNICIPAL N° 1624 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2011, QUE FOI INSTITUI A SEMANA MUNICIPAL DOS EX-COMBATENTES DO MUNICÍPIO.

 

Foram realizadas atividades junto a Casa de Cultura com mostra de objetos, vídeos e um pouco da história de cada ex-combatente para os alunos da 6ª a 9ª série e alunos do ensino médio. No período da manhã junto ao memorial, localizado na praça central, aconteceu uma cerimônia com familiares dos Pracinhas, alunos e comunidade em geral e as 19 horas e 30 minutos a homenagem aos Familiares dos Ex-Combatentes com a presença do Prefeito Marino José Pollo, Coronel Vladimir Fernando Dalla Costa Ribas, Vereadores, Secretários, Autoridades e Comunidade em geral, com a entrega de uma placa aos filhos dos homenageados.

 

Na ocasião foram homenageados os nossos hérois, os Pracinhas GENÉSIO STEFANELLO, ARTUR LAUTENSCHLÄGER, PEDRINHO FRITZEN, EWALDO ROBERTO BAUMANN, WALDOMIRO FISCHER E ADOLFO FIETZ.

A saga dos nossos Pracinhas teve início em 1942, momento em que o Brasil abandonou a neutralidade adotada em relação à Segunda Guerra e declarou seu estado em relação às nações do Eixo. A convocação dos Pracinhas para a guerra, não demoraria a vir e, junto com ela, uma sensação impossível de ser traduzida em palavras. Afinal como poderíamos imaginar e descrever o sentimento daqueles jovens naquele momento? Seus sonhos, suas paixões, suas famílias, enfim, tudo que aquecia aqueles corações juvenis acabava de ser posto em xeque de maneira abrupta. Aquilo que haviam planejado para suas vidas acabava de ser subitamente adiado pela Guerra que os chamava.


Do outro lado, era sabido que, além de um inimigo de grande poderio militar, as atrocidades dos regimes Nazista e Fascista e o frio rigoroso do velho continente aguardavam os brasileiros. Mas, honrando as palavras de nosso Hino Pátrio, o qual preceitua que “se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta, nem teme quem te adora a própria morte”, lá foram nossos Pracinhas compondo a Força Expedicionária Brasileira e embarcaram para a Itália, com a certeza de que serviriam aos Aliados contra um inimigo que ameaçava a humanidade e todo o seu legado cultural, porém, sem saber se, de lá, conseguiriam voltar.


Não bastassem todas as dificuldades e dramas intrínsecos à guerra, nossos Pracinhas ainda tiveram que enfrentar o desdém da própria sociedade brasileira que, naquele momento, ousou associar a eficácia da participação brasileira na guerra à improvável possibilidade de uma cobra fumar. Pois a cobra fumou.! Combateram bravamente contra os soldados de Hitler e Mussolini até que, finalmente, após inúmeras batalhas vencidas, a definitiva, tomando Monte Castello e sacramentando a glória sem precedentes na história Militar Brasileira.


E, atendendo à súplica da canção do expedicionário que clamava: “por mais terras que eu percorra, não permita Deus que eu morra, sem que eu volte para lá”, nossos Pracinhas regressaram à terra adorada e puderam, finalmente, enxugar as lágrimas das mães saudosas, das mulheres amadas, de seus irmãos e de todos aqueles, a quem tiveram que renunciar durante a Guerra.
Doutor Maurício Cardoso se orgulha de ser o berço de seis heróis, sim heróis, pois o feito desses senhores transcende a glória militar e os alça à condição de verdadeiros mitos, afinal não há outro vocábulo que defina com maior precisão a nobreza da história desses senhores. Doutor Maurício Cardoso tem agora a possibilidade de, ao olhar para o Memorial junto à Praça Municipal Affonso Rohde, inspirar-se nas lições de coragem, determinação e patriotismo deixadas por nossos heróis, que um dia saíram, renunciando a um precioso período de suas juventudes, para defender a Pátria e o mundo de um inimigo que ameaçou, como nunca, os valores e a própria existência da humanidade.

Parabéns aos familiares que guardam na memória recordações de seus heróis!