Agentes Comunitários participam de reunião sobre prevenção e combate ao Aed

  • Esta medida se dá ao estado de emergência em saúde pública com o aumento das doenças relacionadas ao Aedes aegypti

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 27/01/2016 às 11:26   |   Imprimir

                  A Secretaria Municipal de Saúde junto com a Equipe de Vigilância em Saúde do município de Doutor Maurício Cardoso realizaram, no dia 25 de janeiro junto ao Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, uma reunião com os Agentes Comunitários.

                 A reunião teve como pauta, a nova Resolução Nº 012/16 – CIB/RS que aprova a Nota Técnica para Organização da Atenção Básica para o combate ao Aedes aegypti e doenças relacionadas no Estado do Rio Grande do Sul como também o Plano de Ação do Agente Comunitário de Saúde para o combate ao mosquito.

                 O Plano de Ação estabelece as principais metas e atividades a serem cumpridas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) durante o período crítico de probabilidade de epidemia de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Assim determinando no período de fevereiro a junho de 2016 todos os ACSs do Estado devem readequar sua rotina de trabalho, se dedicando 20h da sua carga horária semanal para desenvolver atividades exclusivamente relacionadas ao controle ambiental do vetor e busca de focos do Aedes nos domicílios e na comunidade.

                Na reunião foram definidas as atividades e as localidades onde os Agentes Comunitários vão atuar no município. Essas atividades compreendem visitas em residências, comércio, terreno baldio e pontos estratégicos como cemitério, borracharias, ferros-velhos, entre outros, a cada 30 dias em toda a área urbana do município de Doutor Maurício Cardoso conforme a Resolução Nº 012/16 – CIB/RS.

                 Esta é uma medida do Ministério da Saúde devido ao estado de emergência em saúde pública com o aumento dos casos de microcefalia associada ao zika vírus no território nacional, assim como as doenças relacionadas ao Aedes aegypti.