Semana Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial

  • Semana Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 30/04/2021 às 14:20   |   Imprimir

Nesta semana de Abril (26/04), foi o dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
A data, instituída pela Lei nº 10.439/2002, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), atualmente, 33% dos brasileiros sofrem com a doença, também conhecida como “pressão alta”. A hipertensão merece cuidado, pois a doença pode levar a outras conseqüências graves, como doenças cardiovasculares, acidentes vasculares e insuficiência renal.
A pressão arterial é responsável por empurrar o sangue bombeado pelo coração, pelas artérias, levando o suprimento necessário aos demais órgãos. Quando a pressão está alta, o coração faz mais força para bombear o sangue, porque com a idade as artérias ficam menos complacentes e oferecem mais resistência à sua passagem. Esta força pode acarretar em lesões nas paredes das artérias, e resultar em um derrame (acidente vascular cerebral), a insuficiência cardíaca (coração grande) e a insuficiência renal (uremia). A hipertensão é uma das principais causas de doença renal e pode causar paralisação dos rins.
A maioria dos hipertensos não apresenta nenhum sintoma no início da doença.  A pessoa pode sentir dores de cabeça, cansaço, tontura e ter sangramentos pelo nariz. A única maneira de saber se a pressão está alta é aferi-la regularmente. Considera-se como pressão normal a que está igual ou menor que 130/80 mm Hg (13 por 8).
Entre os fatores que podem ser responsáveis pela hipertensão estão a hereditariedade, que pode estimular uma pré-disposição a doença; a idade; o peso, a obesidade é um fator de risco; além da falta de exercícios físicos; estresse; consumo de álcool; má alimentação com o excesso de sal e o tabagismo.
Tratar a hipertensão exige muito esforço dos pacientes. Apesar de não ter cura, seguindo as orientações médicas e tendo aderência ao uso de medicamentos, conforme orientação médica, é possível ter boa qualidade de vida. Por isso, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26 de abril) deve promover a reflexão com maior seriedade possível a respeito da saúde mundial.

Fonte: MANUAL MSD – Versão Saúde para a Família.https://www.prorim.org.br/blog-noticias/populacao-deve-ter-cuidado-com-a-pressao-alta/?gclid=Cj0KCQjw1a6EBhC0ARIsAOiTkrHdR15lFfOQzZKyEKOqedphw7RaBbcikst8k6uBtXHenbQY9kncTvYaAh_CEALw_wcB