9ª Conferência Municipal de Saúde

  • 9ª Conferência Municipal de Saúde

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 20/03/2023 às 14:44   |   Imprimir

9ª Conferência Municipal de Saúde

Na tarde do 15 de março, às 13 horas, foi realizado no Auditório da Casa de Cultura de Doutor Maurício Cardoso, a 9ª Conferência Municipal de Saúde. A Conferência acontece a cada 4 anos em consonância com o regimento da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorre no mês de julho de 2023.

Estiveram presentes na ocasião lideranças municipais, membros do Conselho Municipal de Saúde, Servidores da Saúde e pessoas da comunidade.

A Conferência teve como objetivo avaliar a situação da saúde em âmbito municipal, estadual e nacional e neste ano de 2023 tem como lema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia. Amanhã vai ser outro dia”, dando ênfase aos diagnósticos e temas municipais sobre a saúde.

O paciente Tomas Schakel, usuário do SUS, que há mais de 20 anos realiza hemodiálise, deu seu depoimento sobre sua vida e o atendimento recebido através do SUS no município e em Santa Rosa. Agradeceu aos profissionais de saúde e a administração pelos trabalhos realizados em beneficio de todos os munícipes. Tomas já realizou 18 cirurgias, todas realizadas pelo SUS.

As alunas da Escola Municipal Bianca, Maira e Naiara emocionaram o público com as canções “ Vamos Construir ”e “Conquistando o Impossível”

Na ocasião foi realizada uma palestra com a Doutora Ivete Maria Kreutz Nutricionista e Especialista da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde realizou a Palestra sobre a Conferência e a Importância do SUS.

Em seguida o Secretário Municipal de Saúde, Senhor Daniel Rodrigo Faber apresentou os indicadores da Saúde, bem como os recursos recebidos e investidos no município.

Por fim, o Prefeito destacou que seria muito importante a contribuição de mais pessoas da comunidade na construção das ações de saúde em âmbito Municipal.

Salientou a importância do SUS, mas lembrou aos presentes que quem realmente financia a saúde dos municipes é o Município, visto que o Estado responde com 8% a União com 22% e o Município com 70% dos valores gastos ou investidos na saúde.

Estado R$ 580.880,00

União R$ 1.597.420,00

Município 5.082,700,00

Finalizou reiterando que todos os serviços prestados pelo município são importantes e necessários, e ressaltou que os investimentos feitos na saúde, especialmente nas ações de prevenção, são especiais, pois levam aos cidadãos bem-estar, qualidade de vida e maior tranquilidade, razão pela qual a participação da comunidade é tão importante a fim de melhorar ainda mais os serviços na área da saúde.