Programa Saúde com Agente

  • Programa Saúde com Agente

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 14/11/2023 às 11:08   |   Imprimir

Programa Saúde com Agente



Na sexta-feira dia 10 de novembro, no Centro de Convivência foi realizado a solenidade de Conclusão dos cursos de Técnico do Programa Saúde com Agente, realizado pelas agentes Comunitárias de Saúde e o Curso Técnico em Vigilância em Saúde com ênfase no combate às Endemias, para os Agentes de Combate as Endemias.

O Programa foi uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 97% dos municípios aderiram ao programa.

Em todo o país foram 200 mil estudantes matriculados neste programa; 4400 tutores e supervisores; de tutores; 11000 preceptores e supervisores de preceptoria. Além da oferta dos dois cursos técnicos, foi oferecida formação continuada para tutores e preceptores através de um curso de extensão. Outro destaque foi a realização de uma pesquisa nacional sobre o perfil e a atuação dos agentes de saúde em todo o país. O Programa Saúde com Agentes busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população.

Durante o evento foi anunciado que o município de Doutor Maurício Cardoso está entre os sete selecionados para a “1ª Mostra Saúde com Agente - Experiências de integração de ACE e ACS nos territórios’’ com a escrita de título “Combate à Dengue pela Integração do trabalho dos ACE´s e ACS´s no Município de Doutor Mauricio Cardoso’’ e será apresentado nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023, em Brasília.

O curso idealizou a integração e a unificação das equipes da Atenção Básica e Vigilância Sanitária através dos Agentes ACSs e ACEs que decidiram trabalhar juntas no combate a Dengue em 2022, uma vez que a proliferação do mosquito aedes aegypti havia ocupado espaços amplos e infectado nosso município no ano de 2022.

O projeto foi desenvolvido tendo como autoras a Agente de Combate de Endemias Marcia Gresele e a Agente Comunitário de Saúde Carmen Lucia Schimaiak e como co-autoras todas as agentes de saúde do Municipio.