A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE POR MEIO DO SETOR DE VIGILÂNCIA RECOMENDA CUIDADOS COM A SAÚDE EM LOCALIDADES APÓS ENCHENTES E ALAGAMENTOS

  • A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE POR MEIO DO SETOR DE VIGILÂNCIA RECOMENDA CUIDADOS COM A SAÚDE EM LOCALIDADES APÓS ENCHENTES E ALAGAMENTOS

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 21/11/2023 às 09:59   |   Imprimir

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE POR MEIO DO SETOR DE VIGILÂNCIA RECOMENDA CUIDADOS COM A SAÚDE EM LOCALIDADES APÓS ENCHENTES E ALAGAMENTOS.

Após as ocorrências de enchentes e alagamentos registrados nos Balneários e demais localidades às margens de rios do Município nos últimos dias, a Vigilância orienta alguns cuidados especiais à população de áreas atingidas. As recomendações visam evitar a contaminação por doenças como leptospirose, hepatite A, cólera, tétano acidental, acidentes com animais peçonhentos, entre outras. Há ainda cuidados específicos para a limpeza da casa e caixa d’água, assim como quanto ao consumo de água.

O Município já vem apresentando casos de Leptospirose em pacientes, e pede muita atenção da população.

A leptospirose é uma doença infecciosa febril transmitida pelo contato com a urina de animais infectados, principalmente roedores, pela bactéria leptospira.

A contaminação pode ocorrer em qualquer época do ano, mas as chances de contágio são maiores quando há inundações, enxurradas e lama. É importante que residentes em locais mais atingidos pela chuva adotem cuidados, como usar calçados ao caminhar em áreas alagadas, evitar qualquer tipo de contato com roedores (os principais transmissores) e lavar bem os alimentos

Nos locais que tenham sido invadidos por água de chuva, recomenda-se fazer a desinfecção do ambiente com hipoclorito de sódio.

Também é importantíssimo manter o terreno limpo, evitar entulhos e acúmulo de objetos nos quintais, pois dificulta a presença dos roedores. A luz solar também ajuda a matar a bactéria.

A doença pode levar até 30 dias para se desenvolver, mas, geralmente, os sintomas começam entre o sétimo e o décimo quarto dia após a exposição. Quem teve contato com água potencialmente contaminada e apresentar febre, dor de cabeça, dor no corpo (principalmente nas panturrilhas), vômitos, pele amarelada (em casos mais graves), deve procurar a Unidade Básica de Saúde do Município.

É importante relatar ao médico se entrou em contato com roedores, água e lama de inundações.

Tétano acidental

O contato com os entulhos e os destroços podem provocar lesões na pele e, consequentemente, o adoecimento por tétano acidental. A doença é causada por uma bactéria que pode estar presente em objetos de metal (mesmo que não esteja enferrujado), madeira, vidro ou mesmo no solo (pregos, latas, ferramentas agrícolas, cacos de vidro, galho de árvore, espinhos, pedaços de móveis e outros).

As pessoas podem adoecer quando, acidentalmente, sofrem lesões na pele (ferimentos, cortes, perfurações) por objetos contaminados. Por isso, a pessoa deve proteger mãos, braços, pés e pernas com luvas e botas ao manusear entulhos.

Acidentes com animais peçonhentos

Durante eventos com excessos de chuvas, pode haver o desalojamento de alguns animais, como os peçonhentos.

Aranhas, serpentes e escorpiões irão buscar locais secos.

Devemos estar atentos, principalmente a população que mora e frequenta áreas próximas a matas e rios.

 

Consumo de água e limpeza de reservatórios após inundações e enchentes

A água contaminada em situações de enchente pode conter microrganismos causadores de doenças como cólera, diarreia, febre tifoide, hepatite tipo A, leptospirose entre outras. A população de áreas atingidas deve higienizar bem o reservatório de água da sua residência e consumir apenas água tratada.