Instalação de armadilhas para capturar o Mosquito Palha

  • Instalação de armadilhas para capturar o Mosquito Palha

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 03/01/2024 às 15:20   |   Imprimir

Instalação de armadilhas para capturar o Mosquito Palha

Do dia 02/01/24 a 06/01/24 os agentes de endemias estão envolvidos com instalação de armadilhas para capturar o Mosquito Palha. O Mosquito Palha é o transmissor da leishmaniose nas pessoas e nos cachorros. Isso reforça o trabalho de prevenção desenvolvido pela Secretária Municipal de Saúde.

O hospedeiro do mosquito palha são os cães e as aves (galinhas), por isso, as armadilhas são instaladas preferencialmente dentro de canis e galinheiros porque a matéria orgânica existente ali é fonte alimentar deles. As armadilhas devem ser ligadas ao entardecer e desligadas ao amanhecer. Instadas a um metro e meio de altura do solo e distância máxima de dois metros dos possíveis criadouros.

No total são 06 armadilhas instaladas,  04 no perímetro urbano, 01 no Balneário Londero e 01 no Balneário Ilhas do Chafariz. Serão três dias de coletas e instalação, totalizando um número de 18 amostras que serão enviadas para o laboratório na segunda-feira dia 06/01.

A metodologia utilizada para o trabalho consiste em na parte da manhã realizar as 06 coletas e instalar novas armadilhas e na parte da tarde realizar o preparo do material a ser enviado para análise.

 Também informamos que no próximo dia 08/01/2024 será iniciado um novo Levantamento de Índice de Amostragem (LIA) de larvas para o Aedes Aegypti (Dengue) em 329 pontos (residências) do Município. O último levantamento (outubro/23) deixou o Município em alerta para Dengue Encontrando larvas e o proprietário não resolvendo o problema, abre procedência para notificação e posterior multa pecuniária.

Revise seu pátio e tome os devidos cuidados com coleta de água.