DMC está com índice de Médio Risco para Dengue

  • DMC está com índice de Médio Risco para Dengue

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 02/02/2024 às 09:01   |   Imprimir

A Administração Pública Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde vem alertar a comunidade para redobrar os cuidados em relação a criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.

De 08/01/24 a 22/01/24 os agentes de endemias trabalharam o LIA (levantamento de índice de amostragem) no Município. O LIA tem por objetivo a obtenção rápida de indicadores e permite conhecer a distribuição local do vetor Aedes Aegypti. Foram 399 pontos vistoriados, com 06 coletas de amostras. O que preocupa é o número de amostras, que é o dobro do número que seria ideal.

Dia 01/02/2024 recebemos o resultado laboratorial com confirmação de 05 amostras positivas para Aedes Aegypti, o que deixa o Município com Médio Risco para a Dengue. Cita-se os entornos da Rua Uruguai, Avenida Getúlio Vargas, XV de Novembro, Torre Gonçalves, Borges de Medeiros.  Estamos com índice de Médio Risco, porém, as expectativas para a região são alarmantes.

Cuide de pneus, caixas d’agua, barris, toneis, baldes, potes de animais, lonas, entulhos e no lixo a mosquita vai se criar. Elimine possíveis criadouros e monitore as coletas de água. Vistorie seu pátio uma vez por semana, isso não leva 10 minutos.

Dengue é para todos eliminar! E a prevenção ainda é a melhor forma de manter o Município livre do surto de Dengue.